segunda-feira, 4 de maio de 2009

Para que serve a Química?



Para que serve a Química?

Que pergunta absurda! O professor ficou pasmo. petrificado, sem saber o que responder... Era como se tivessem dito a um católico fervoroso que Deus não existe. Absurdo!Será que ele tinha ouvido direito?
Tinha!Porque o aluno repetiu: -E então? Professor, porque eu preciso aprender Química se eu nunca vou usar Isso na minha vida? Tantas fórmulas, tantos nomes, tantas partículas? Pra que eu tenho que saber tudo isso, hem? O professor continuou calado olhando estarrecido para o aluno, procurando achar uma resposta para a pergunta mais descabida que ele já tinha ouvido, uma resposta definitiva, que fizesse o aluno enxergar o tamanho da besteira que estava dizendo.
E o professor teve vontade de dizer mais ou menos isso:
-Será possível que você nunca percebeu o quanto de química existe em tudo que você faz diariamente? Por exemplo, qual a primeira coisa que você faz quando acorda? Então! Você pensa que papel higiênico nasce pronto em uma árvore ou será que você sabe que esse papel é obtido por um processo químico de transformação da celulose? E a segunda coisa que você faz? Escova os dentes? Pasta de dente é pura química! Mas se você preferir, a dentadura também é! Depois você toma banho? Sabonete, xampu, desodorante... Você já se preocupou em ler nas embalagens a composição daquilo que usa? Se as pessoas criassem esse hábito, poderiam tornar o consumo um ato mais consciente.
E no café da manhã? Você toma café, não toma? Vidros, copos, pratos... Sabia que um dia tudo isso já foi areia? E você gosta de chocolate? Pão? Manteiga? Eu também, acho tudo quimicamente delicioso!
E as embalagens? Plástico, alumínio, papelão... Como os alimentos chegariam até você se não existissem as embalagens que a química produz?
Depois do café você deve se vestir, não é? As roupas de hoje são sinônimo de nylon, poliéster, acrílico, fibras sintéticas ou algodão quimicamente tratado! Ou você acha que seria possível vestir o mundo inteiro sem uma indústria têxtil firmemente fincado na Química? E os transportes? Você utiliza carro? ônibus?Trem? Patinete? Então observe: metal, vidro, plástico, borracha, madeira, gasolina, diesel, álcool... Paris, Londres, New York, Bahia, Piracicaba, Pindamonhangaba... Você acha que o homem poderia ter ido tão longe se não fosse pela Química?
E esta escola aqui? O prédio, as carteiras, os cadernos, os livros, a caneta esferográfica, o lápis, o giz. Do que você pensa que essas coisas são feitas? Como você acha que elas são feitas?
Ah! Mas você vai dizer que pode continuar usando tudo isso sem tomar conhecimento da Química, não é? Não, não pode! Porque você é um produto químico. Todos os seres são produtos de reações químicas. Você vive, se alimenta, corre, pensa, sente e fala bobagens através de inúmeras reações químicas que acontecem o tempo todo no seu corpo. Conhecer Química é conhecer a vida. é conhecer melhor a si próprio. E se nós, seres humanos, temos essa possibilidade, por que não aproveitá-la?
Nesse momento, os pensamentos do professor foram interrompidos pela voz insistente do aluno: - Não vai dizer nada, professor? E o professor finalmente disse: - Você precisa aprender Química porque se não aprender vai repetir de ano!

Martha Reis - Química Integral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário