segunda-feira, 18 de maio de 2009

FUNÇÕES OXIGENADAS

As funções oxigenadas são aquelas que possuem o elemento oxigênio. Conforme o modo e o local da cadeia onde este elemento está mudam as propriedades e a reatividade do composto.

FUNÇÃO ÁLCOOL

São os compostos que possuem o radical oxidrila ( - O - H ) ligado a um carbono saturado (ligações simples). Um poliálcool é aquele onde temos vários destes radicais.

O nome é dado pelo sufixo OL. Podemos ainda considerar a oxidrila como um radical do hidrocarboneto correspondente.

oxig1

FUNÇÃO ENOL

Neste caso a oxidrila está num carbono insaturado (ligação dupla). Estes composto formam isômeros de função especiais (tautômeros) onde a ligação dupla muda de posição com o oxigênio, formando um novo composto. esta situação é reversível.

oxig2

FUNÇÃO ALDEÍDO

Estes compostos possuem um oxigênio com ligação dupla na extremidade da cadeia, geralmente formando substâncias polares. O nome é dado pelo sufixo AL.

oxig3

FUNÇÃO CETONA

Neste caso o oxigênio fica ligado a um carbono interno da cadeia. Estas substâncias geralmente são apolares ou pouco polares. O nome é dado pelo sufixo ONA e há indicação do carbono onde este oxigênio está.

oxig4

FUNÇÃO ÁCIDO

Os ácidos possuem dois oxigênios no carbono da extremidade da cadeia. O nome é dado pelo sufixo ÓICO.

oxig5

FUNÇÃO ÉTER

Os éteres são compostos de cadeia heterogênea, com um oxigênio entre os carbonos. Como a cadeia fica dividida, o nome é dado pelo hidrocarboneto menor, seguido do sufixo ÓXI, e seguido pelo hidrocarboneto maior.

oxig6

EXERCÍCIOS

1 - Identifique a função e dê o nome dos seguintes compostos:

oxig7
2 - Identifique a função e dê a fórmula estrutural dos seguintes compostos:

a - metil-butanona
b - 2,3-dimetil-hexanal
c - metóxi-metano
d - ácido hidróxi-etanoico
e -pentano- 2,4-diona

Nenhum comentário:

Postar um comentário