segunda-feira, 11 de maio de 2009

O que é a antimatéria?


O que é a antimatéria?

(Adão Pereira da Silva, Teresina, PI)

Assim são chamados os átomos constituídos por antipartículas idênticas às partículas elementares que compõem a matéria, só que com carga elétrica inversa. Dessa forma, ao elétron, de carga negativa, corresponde o pósitron, de carga positiva e a mesma relação ocorre entre prótons (positivos) e antiprótons (negativos). Matéria e antimatéria não podem coexistir no mesmo espaço: quando elas se encontram, aniquilam-se mutuamente, virando pura energia, afirma o físico Oscar Éboli, especialista em partículas elementares da USP.

A existência das antipartículas foi proposta pela primeira vez em 1928, pelo físico inglês Paul Dirac, mas só pôde ser plenamente comprovada em 1955, com a tecnologia dos aceleradores de partículas confirmando um dos conceitos centrais da teoria da relatividade de Einstein: matéria pode se transmutar em energia. A origem da antimatéria, no entanto, continua misteriosa. Felizmente para nós, o universo é constituído principalmente de matéria, se não correríamos o risco de, a qualquer momento, sermos transformados em energia, diz Oscar.

http://super.abril.com.br/superarquivo/2001/conteudo_119751.shtml

Um comentário:

  1. prof° mi diz uma tabela de suplemento que possa definir o meu musculo e perdendo toda os lipidios de reserva na minha barriga com auxilio de uma boa academia

    thiago sala 18 turno tarde

    ResponderExcluir