sábado, 21 de março de 2009

Hidrocarbonetos

Os fogos sagrados de Baku, capital do Azerbaijão, situada à beira do mar Cáspio, assombraram seus antigos habitantes, que ignoravam a origem do fenômeno. Modernamente sabe-se que se devem à constante combustão dos vapores de metano e outros hidrocarbonetos.
Hidrocarbonetos são compostos formados exclusivamente de carbono e hidrogênio, que também são chamados hidrocarburetos, carboidretos, carbetos, carburetos ou carbonetos de hidrogênio.
Classificação e ocorrência. Os hidrocarbonetos se classificam de acordo com a proporção dos átomos de carbono e hidrogênio presentes em sua composição química. Assim, denominam-se hidrocarbonetos saturados os compostos ricos em hidrogênio, enquanto os hidrocarbonetos ditos insaturados apresentam uma razão hidrogênio/carbono inferior e são encontrados principalmente no petróleo e em resinas vegetais.
Os grupos de hidrocarbonetos constituem as chamadas séries homólogas, em que cada termo (composto orgânico) difere do anterior em um átomo de carbono e dois de hidrogênio. Os termos superiores da série homóloga saturada, de peso molecular mais alto, encontram-se em alguns tipos de petróleo e como elementos constituintes do pinho, da casca de algumas frutas e dos pigmentos das folhas e hortaliças.
Os hidrocarbonetos etilênicos, primeiro subgrupo dos insaturados, estão presentes em muitas modalidades de petróleo em estado natural, enquanto os acetilênicos, que compõem o segundo subgrupo dos hidrocarbonetos insaturados, obtêm-se artificialmente pelo processo de craqueamento (ruptura) catalítico do petróleo. Os hidrocarbonetos aromáticos foram assim chamados por terem sido obtidos inicialmente a partir de produtos naturais como resinas ou bálsamos, e apresentarem odor característico. Com o tempo, outras fontes desses compostos foram descobertas. Até a segunda guerra mundial, por exemplo, sua fonte mais importante era o carvão. Com o crescimento da demanda, durante e após a guerra, outras fontes foram pesquisadas. Atualmente, grande parte dos compostos aromáticos, base de inúmeros processos industriais, se obtém a partir do petróleo.
Estrutura e nomenclatura. A estrutura das moléculas dos hidrocarbonetos baseia-se na tetravalência do carbono, isto é, em sua capacidade de ligar-se, quimicamente, a quatro outros átomos, inclusive de carbono, simultaneamente. Assim, as sucessões de átomos de carbono podem formar cadeias lineares, ramificadas em ziguezague, que lembram anéis e estruturas de três dimensões.
Hidrocarbonetos saturados. A fórmula empírica molecular dos hidrocarbonetos saturados, também chamados alcanos ou parafinas, é CnH2n+2, segundo a qual n átomos de carbono combinam-se com 2n + 2 átomos de hidrogênio para formarem uma molécula. Valores inteiros sucessivos de n dão origem aos termos distintos da série: metano (CH4), etano (C2H6), propano (C3H8), butano (C4H10) etc.
A partir do quarto termo da série, o butano, os quatro carbonos podem formar uma cadeia linear ou uma estrutura ramificada. No primeiro caso, o composto se denomina n-butano. Na estrutura ramificada, um átomo de carbono se liga ao carbono central da cadeia linear formada pelos outros três, formando o iso-butano, ou pode dar origem a uma estrutura cíclica, própria do composto chamado ciclobutano, em que os átomos de carbono das extremidades estão ligados entre si. A existência de compostos com mesma fórmula molecular, mas com estruturas diferentes, é fenômeno comum nos hidrocarbonetos, designado como isomeria estrutural. As substâncias isômeras possuem propriedades físicas e químicas semelhantes, mas não idênticas, e formam, em certos casos, moléculas completamente diferentes.
Os termos da série saturada são nomeados a partir do butano com o prefixo grego correspondente ao número de átomos de carbono constituintes da molécula: penta, hexa, hepta etc., acrescidos da terminação "ano". Nos cicloalcanos, hidrocarbonetos de cadeia saturada com estrutura em anel, a nomenclatura faz-se com a anteposição da palavra "ciclo" ao nome correspondente ao hidrocarboneto análogo na cadeia linear. Finalmente, os possíveis isômeros presentes na série saturada cíclica se distinguem por meio de números, associados à posição da ramificação no ciclo.
Hidrocarbonetos insaturados. O primeiro grupo de hidrocarbonetos insaturados, constituído pelos compostos etilênicos, também chamados alcenos, alquenos ou olefinas, tem como característica estrutural a presença de uma dupla ligação entre dois átomos de carbono. Sua fórmula molecular é CnH2n e os primeiros termos da série homóloga correspondente recebem o nome de etileno ou eteno (C2H4), propileno ou propeno (C3H6), butileno ou buteno (C4H8) etc. Os termos seguintes têm uma nomenclatura análoga à dos hidrocarbonetos saturados, acrescidos da terminação "eno".
A posição da dupla ligação na molécula dos alcenos pode dar origem a diferentes isômeros. Para distingui-los, o número do primeiro carbono a conter essa ligação precede o nome do hidrocarboneto na nomenclatura desses compostos. Existem, ainda, hidrocarbonetos etilênicos com mais de uma dupla ligação -- denominados dienos, quando possuem duas ligações, e polienos, com três ou mais. O grupo mais importante dessa classe de hidrocarbonetos constitui-se de compostos com duplas ligações em posições alternadas, os dienos conjugados. A nomenclatura dos alcenos de estrutura anelar, ditos cicloalquenos, é formalmente análoga à dos cicloalcanos.
Os alcinos ou alquinos (de fórmula molecular CnH2n-2), também conhecidos como hidrocarbonetos acetilênicos e componentes do segundo grupo dos compostos insaturados, apresentam ligação tripla em sua estrutura e sua nomenclatura é similar à dos alcenos, com a terminação "ino" que lhes é própria. Os cicloalquinos inferiores (de baixo peso molecular) são instáveis, sendo o ciclo-octino, com oito átomos de carbono, o menor alcino cíclico estável conhecido.
Hidrocarbonetos aromáticos. A estrutura do benzeno, base dos hidrocarbonetos aromáticos, foi descrita pela primeira vez por Friedrich August Kekulé, em 1865. Segundo ele, a molécula do benzeno tem o formato de um hexágono regular com os vértices ocupados por átomos de carbono ligados a um átomo de hidrogênio. Para satisfazer a tetravalência do carbono, o anel benzênico apresenta três duplas ligações alternadas e conjugadas entre si, o que lhe confere sua estabilidade característica.
Os hidrocarbonetos da série homóloga benzênica subdividem-se em três grupos distintos. O primeiro constitui-se de compostos formados pela substituição de um ou mais átomos de hidrogênio do anel pelos radicais de hidrocarbonetos. Esses compostos têm seus nomes derivados do radical substituinte, terminado em "il", e seguidos da palavra "benzeno". Alguns, no entanto, apresentam denominações alternativas (ou vulgares), mais comumente empregadas. Assim, o metil-benzeno é conhecido como tolueno, o dimetil-benzeno como xileno etc.
No segundo grupo, encontram-se os compostos formados pela união de anéis benzênicos por ligação simples entre os átomos de carbono, como a bifenila, ou com um ou mais átomos de carbono entre os anéis. Por último, o terceiro grupo de hidrocarbonetos aromáticos constitui-se de compostos formados por condensação de anéis benzênicos, de modo que dois ou mais átomos de carbono sejam comuns a mais de um anel, tais como o naftaleno, com dois anéis, e o antraceno, com três.
Propriedades e aplicações. Os hidrocarbonetos em geral são insolúveis em água, mas se solubilizam prontamente em substâncias orgânicas como o éter e a acetona. Os primeiros termos das séries homólogas são gasosos, enquanto os compostos de maior peso molecular são líquidos ou sólidos. Graças a sua capacidade de decompor-se em dióxido de carbono e vapor d'água, em presença de oxigênio, com desprendimento de grande quantidade de energia, torna-se possível a utilização de vários hidrocarbonetos como combustíveis.
Os hidrocarbonetos saturados, ou parafinas, caracterizam-se sobretudo por ser quimicamente inertes. Industrialmente, são empregados no processo de craqueamento (cracking) ou ruptura, a elevadas temperaturas, e produzem misturas de compostos de estruturas mais simples, saturados ou não. A hidrogenação catalítica dos alcenos é utilizada, em escala industrial, para a produção controlada de moléculas saturadas. Esses compostos são usados ainda como moderadores nucleares e como combustíveis (gás de cozinha, em automóveis etc.).
Os hidrocarbonetos insaturados com duplas ligações têm a capacidade de realizar reações de adição com compostos halogenados e formam importantes derivados orgânicos. Além disso, com a adição de moléculas de alcenos, é possível efetuar a síntese dos polímeros, empregados industrialmente no fabrico de plásticos (polietileno, teflon, poliestireno etc) e de fibras sintéticas para tecidos (orlon, acrilan etc.). Além disso, faz parte da gasolina uma importante mistura de alquenos. Metade da produção de acetileno é utilizada, como oxiacetileno, na soldagem e corte de metais. Os hidrocarbonetos aromáticos, além de bons solventes, são empregados na produção de resinas, corantes, inseticidas, plastificantes e medicamentos.
©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.

domingo, 15 de março de 2009

QUESTÕES DE QUÍMICA ORGÂNICA

1- Um composto é orgânico quando:
a) Possui carbono em sua molécula;
b) Deriva dos seres vivos;
c) Deriva dos vegetais;
d) Possui obrigatoriamente carbono e nitrogênio em sua molécula;
e) N.d.r.
2- A química orgânica estuda:
a) Apenas os compostos produzidos por animais;
b) Todos os compostos que derivam dos seres vivos;
c) Apenas compostos que vieram do planeta Marte;
d) Todos os compostos produzidos por vegetais;
e) N.d.r.
3- Quem lançou a “Teoria da Força Vital”?
a) Berzelius;
b) Kekulé;
c) Wöhler;
d) Bergman;
e) Newton.
4- Qual destes constatou a presença de uréia partindo do cianeto de amônio:
a) Kekulé ;
b) Torricelli;
c) VantHoff;
d) Whöler ;
e) Lavoisier;
5- Qual a definição de carbono primário?
a) é o carbono que está ligado a um átomo de oxigênio e dois de carbono;
b) é o carbono que está ligado apenas por ligação simples a três carbonos e um
oxigênio;
c) é o carbono que está ligado a apenas um outro carbono;
d) é o carbono que não se liga a nenhum carbono;
e) é o carbono que está ligado a um carbono secundário;
6- Carbono secundário é aquele que:
a) está ligado a dois carbonos;
b) está ligado a um oxigênio por ligação dupla;
c) na cadeia carbônica é o segundo da esquerda para s direita;
d) está ligado a dois átomos de hidrogênio;
e) n.d.r.

7- Anlisando a estrutura da molécula de etano é fácil observar que:
a) os dois carbonos são secundários;
b) os dois carbonos estão a quatro hidrogênios;
c) os dois carbonos são terceários;
d) um carbono é secundário e o outro é primário;
e) os dois carbonos são primários;
8- Na estrutura do 3-etil-3-metil-4-propil-heptano encotramos:
a) 2 carbonos terceários, 5 carbonos secundários, 6 primários;
b) 1 carbono quaternário, 1 carbono terceário, 5 carbonos secundários, 6 carbonos
primários;
c) 2 carbonos quaternários, 3 carbonos secundários, 8 carbonos primários;
d) 2 carbonos terceários, 6 carbonos secundários, 5 carbonos primário;
e) 1 carbono quaternário, 1 carbono terceário, 6 cabonos secundários, 5 carbonos
primários.
9- Na estrutura do 2-metil-ciclopetano:
a) todos os cabonos são primários;
b) 1carbono é primário e cinco são secudários;
c) todos os carbonos são secundário;
d) 1 carbono é primário 1 é terceário e quatro são secundários;
e) 1 carbono é primário 1 é terceário e cinco são secundários.
10-Na estrutura da naftalina:
a) 2 carbonos são secundários e 8 são primários;
b) 2 carbonos são terceários e 8 são secundários;
c) todos os carbonos são secundários;
d) 2 carbonos são quaternários e 8 são secundários;
e) 1 carbono é quaternário, 1 carbono é terceário e 8 carbonos são secunários.
11-Das substâncias abaixo, qual contém o maior número de carbonos?
a) propilciclobutano
b) metilciclopentano
c) 3-metil-hexano
d) cicloheptano
e) 3-etil-2metilpentano
12-Qual das moléculas abaixo, apresenta cadeia carbônica saturada?
a) benzeno
b) C4 H 10
c) 3-metil-1-hexeno
d) C 3H6
e) Naftalina

13-Uma cadeia é saturada quando:
a) os carbonos estão ligados apenas por ligação simples;
b) a cadeia é constituída apenas por cabonos;
c) há ligação dupla entre carbonos;
d) a cadeia possui mais de dez carbonos;
e) quando há vários heteroátomos na cadeia.
14-Qual das cadeias abaixo é insaturada?
a) 3-metil-octano
b) 2-etil-3-penteno
c) metil-ciclohexano
d) etano
e) propano
15-(PUC-SP) No composto CH3CH2CH2CCCH2CH3 existem:
a) duas ligações sigma e quatro pi;
b) Quinze ligações sigma e três pi;
c) Dezoito ligações sigma e duas ligações pi;
d) Quinze ligações sigma e duas ligações pi;
e) Sete ligações sigma e três ligações pi.
16-Assinale a alternativa que contém a classificação da cadeia do
(CH 3 ) 2 CH-CH 2 -C(CH 3 ) 2CH3
a) Cíclica, insaturada, ramificada;
b) Acíclica, saturada, normal;
c) Acíclica, insaturada, ramificada;
d) Acíclica, saturada, ramificada;
e) Cíclica, saturada, normal.
17- Assinale a alternativa verdadeira:
a) Cadeia ramificada é aquela que apresenta um heteroátomo ligado a um carbono
secundário;
b) Cadeia normal é aquela que não apresenta ligação dupla entre carbonos;
c) Cadeia insaturada é aquela que apresenta ligação pi entre carbonos;
d) Cadeia saturada é aquela em que pelo menos a metade do número de carbonos está
ligada a um heteroátomo;
e) Cadeia cíclica é aquela que não forma um ciclo de carbonos.
18-Considere o composto CH 2 = CH – CH 2 O – CH 3
. Qual a classificação de sua cadeia?
a) Cíclica, insaturada, homogênea, normal;
b) Acíclica, insaturada, heterogênea, normal;
c) Acíclica, saturada, homogênea, normal;
d) Acíclica, insaturada, heterogênea, ramificada;
e) Cíclica, insaturada, heterogênea, normal.

19-Seja a cadeia CH 3 – CH 2 – CH = O. Podemos afirmar que a cadeia é:
a) Acíclica, ramificada, insaturada, homogênea;
b) Acíclica, não ramificada, saturada, homogênea;
c) Acíclica, não ramificada, saturada, heterogênea;
d) Acíclica, ramificada, saturada, heterogênea;
e) Acíclica, não ramificada, insaturada, heterogênea.
20-Hidrocarbonetos que apresentam ligação dupla entre os carbonos recebem o nome de:
a) alcanos
b) alcenos
c) alcinos
d) ciclanos
e) n.d.r.
21-Assinale a alternativa correta:
a) Alcanos são hidrocarbonetos que apresentam apenas ligações duplas;
b) Alcanos são hidrocarbonetos que apresentam apenas ligações simples;
c) Alcanos são hidrocarbonetos que apresentam apenas ligações triplas;
d) Alcenos são hidrocarbonetos que apresentam apenas ligações simples;
e) Alcenos são hidrocarbonetos que apresentam apenas ligações triplas.
22-No 2-buteno existem ligações σ e π, respectivamente em números de:
a) 11 e 1
b) 10 e 2
c) 12 e 1
d) 10 e 1
e) 11 e 2
23-Analisando a estrutura do propeno é correto afirmar que:
a) Existe apenas carbono com hibridização sp;
b) Há apenas um carbono com hibridização sp 3 ;
c) Existem dois carbonos com hibridização sp e outro com estrutura sp2;
d) Dois carbonos possuem hibridização sp 3 ;
e) Dois carbonos possuem estrutura sp 2 .
24-Na molécula do 1,2- butadieno:
a) Dois carbonos são do tipo sp e os outros dois são do tipo sp2;
b) Existem carbonos com hibridização sp, sp2 e sp 3;
c) Um carbono é do tipo sp, e os outros são do tipo sp3;
d) Existem dois carbonos com hibridização sp3;
e) Apenas um carbono é do tipo sp2.

25-Analisando-se a molécula do 2-metil- 1,2-butadieno é correto afirmar que;
I existem apenas dois carbonos com hibridização sp
II existe apenas um carbono com hibridização sp
III não existe nenhum átomo de carbono do tipo sp2
IV existe apenas um carbono quaternário.
a) Somente a alternativa I é correta;
b) Somente as alternativas II e III são corretas;
c) Somente as alternativas I e III
d) Somente a alternativa II é correta;
e) Todas as alternativas são falsas.
26-Das alternativas abaixo não é correto afirmar que:
a) Na hibridização sp3 do átomo de carbono só ocorrem ligações sigma;
b) No carbono do metano, o ângulo entre o carbono e dois hidrogênios é de
aproximadamente 109°;
c) O carbono que possui duas ligações duplas tem geometria linear;
d) O carbono que possui uma ligação simples e outra tripla tem geometria linear;
e) O carbono do tipo sp 3 tem uma ângulo de 120° com seus ligantes.
27-O que caracteriza a função álcool?
a) Grupo hidroxila
b) Ligações duplas entre um carbono e um hidrogênio;
c) Presença de nitrogênio na cadeia carbônica
d) Grupo ON ligado à cadeia;
e) n. d. r.
28-Qual a definição de álcool secundário?
a) grupo –OH ligado a dois carbonos ao mesmo tempo;
b) grupo –OH ligado a carbonos que possui dupla ligação;
c) grupo –OH ligado a um carbono secundário;
d) grupo oxidrila ligada um carbono secundário;
e) n. d. r.
29- Qual terminação, segundo a IUPAC, caracteriza a nomenclatura de um álcool?
a) al;
b) oico;
c) ona;
d) ol;
e) eno
29-O metanol é um álcool:
a) Primário;
b) Secundário;
c) Terciário;
d) Não é tóxico;
e) Que nunca foi utilizado como combustível, pois é altamente explosivo;
30-O 1-propanol é:
a) um álcool primário;
b) um álcool secundário;
c) é mais utilizado que o etanol para esterilizar equipamentos cirúrgicos;
d) um álcool com cadeia cíclica;
e) é conhecido como o álcool da madeira.
31-Analisando-se os compostos abaixo é correto afirmar que:
I CH3-CH-CH3

OH
II OH-CH 2-CH-CH3

OH
OH OH

III H2C-CH-CH-CH3

OH
a) o composto I é primário, II é secundário e III é terciário;
b) os composto I e II são secundário e III é terciário;
c) os compostos I e II são primários e III é terciário;
d) o composto I e III são primários, III é secundário
e) o composto I é secundário.
32-(UFPR/82) A fórmula estrutural de um composto orgânico apresenta carbonos, 10
hidrogênios e um oxigênio. Pode-se concluir que trata-se de:
a) um éter somente;
b) um álcool somente;
c) um éster ou um álcool;
d) um éter ou um álcool;
e) um álcool ou aldeído.
33-Assinale a(s) alternativa(s) incorreta(s):
a) Um grupo hidroxila ligado a um carbono secundário caracteriza um álcool
secundário;
b) Enóis são ácidos insaturados;
c) Enóis são álcoois insaturados;
d) Enóis são álcoois saturados;
e) Enóis são ácidos saturados.
34- Qual dos seguintes nomes é o mais correto para a estrutura abaixo?

CH3
I
CH3 - C - CH2-CH2-OH

CH3
a) 2,2-dimetil-4-butanol
b) 2-propil-4-butanol
c) 1,1,1-trimetil-3-propanol
d) 3,3-dimetil-4-butanol
e) 2,2-dimetil-5-pentanol
35-Qual dos seguintes nomes é o mais correto para a estrutura abaixo?
H3C-CH-CH2-CH-CH3

CH3-CH2 OH

a) 2-etil-4-petanol;
b) 4-etil-2-pentanol;
c) 4-etil-1-metil-l-pentanol;
d) 3-metil-5-hexanol;
e) 4-metil-2-hexanol.
36- Qual das substâncias abaixo é responsável pela ressaca de quem exagera na ingestão de
bebidas alcoólicas?
a) metanal
b) metanol
c) etanal
d) etanol
e) acetona
37- A que função pertence o grupo carbonila?
a) Aldeído;
b) Álcool;
c) Ácido carboxílico;
d) Acetona;
e) n. d. r.
38- qual o nome da estrutura abaixo?
O
//
CH3-C
\
H
a) metanal;
b) etanal;
c) metanol;
d) etanol;
e) propanona.
39- Qual destes compostos pertence à função aldeído?
a) CH3-CH=CH-CH3
b) OH-CH2-CH3
c) Ácido ascórbico;
d) H2O;
e) N.d.r.
40- Quais destes compostos não pertencem à função do aldeído?
a) Vitamina A;
b) Retianal;
c) Vitamina C;
d) Óleo de amêndoas amargas;
e) Formol.
41- Assinale à alternativa correta:
I-O benzaldeído tem diversas aplicações como por exemplo, na
fabricação de corantes, medicamentos, perfumarias e indústrias
alimentícias.
II-Os aldeídos são responsáveis pelos odores característicos da canela e do
limão.
III-O sabor azedo do vinagre deve-se à presença de etanal.
a) Apenas a alternativa II é correta;
b) Apenas a alternativa I é correta;
c) Apenas a alternativa III é falsa;
d) Todas as alternativas são corretas;
e) Todas as alternativas são falsas.
42- Qual o grupo característico das cetonas:
a) Carboxi
b) Carbonila
c) Hidroxila
d) Formila
e) N.d.r.
43- Assinale a alternativa correta:
I-As cetonas são caracterizadas pela presença de uma carbonila no carbono
secundário.
II-As cetonas já foram utilizadas como solvente de esmalte, mas a descoberta de
propriedades tóxicas destes composto fez com que as cetonas caíssem em desuso.
III-Quando um indivíduo tem hálito cetônico, existe possibilidade dele sofre de
diabetes melito.
a) Apenas a alternativa I é correta.
b) Apenas a alternativa III é falsa.
c) Apenas a alternativa II é falsa.
d) Apenas a alternativa III é correta.
e) Apenas as alternativas II e III são corretas.
44- Qual terminação marca a nomenclatura das cetonas?
a) ol
b) ico
c) ida
d) ina
e) ona

sábado, 7 de março de 2009

Soluções

Em Química, solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanometro (10 Angstrons). A solução ainda pode ser caracterizada por formar um sistema homogêneo (a olho nu e ao microscópio), por ser impossível separar o disperso do dispersante por processos físicos.
As soluções compostas por moléculas ou íons comuns. Podem envolver sólidos, líquidos ou gases como dispersantes (chamados de solventes – existentes em maior quantidade na solução) e como dispersos (solutos). A solução também pode apresentar-se nesses três estados da matéria.
É importante destacar que soluções gasosas são formadas apenas por solvente e soluto gasosos.
Em farmácia, uma solução é uma forma farmacêutica líquida, caracterizada pela formação de um sistema onde todas as substâncias sólidas presentes na formulação devem estar totalmente dissolvidas em um veículo adequado. Portanto a solução deve ser líquida e transparente.
Classificações
Quanto ao estado físico:
sólidas
líquidas
gasosas
Quanto à condutividade elétrica:
eletrolíticas ou iônicas
não-eletrolíticas ou moleculares
Quanto à proporção soluto/solvente:
diluída
concentrada
não-saturada
saturada
supersaturada

Soluções saturadas, insaturas e supersaturadas
Para entendermos esses conceitos, primeiramente precisamos saber o que é Coeficiente Solubilidade. Ele é definido como a máxima quantidade de soluto que é possível dissolver de uma quantidade fixa de solvente, a uma determinada temperatura.
A saturação é uma propriedade das soluções que indica a capacidade das mesmas em suportar quantidades crescentes de solutos, mantendo-se homogêneas. Uma solução é dita insatura se ainda tem capacidade de diluir soluto, sem precipitar excessos. A solução saturada é aquela em que o soluto chegou à quantidade máxima: qualquer adição de soluto vai ser precipitada, não-dissolvida.
Porém, em alguns casos especiais é possível manter uma solução com quantidade de soluto acima daquela que pode ser dissolvida em condições normais. Nesse caso fala-se em solução supersaturada, que é instável: com alterações físicas mínimas a quantidade extra de soluto pode ser precipitada.
Solução Insaturada (ou não saturada) - É quando a quantidade de soluto usado não atinge o limite de solubilidade, ou seja, a quantidade adicionada é inferior ao coeficiente de solubilidade.
Solução Saturada - É quando o solvente (ou dispersante) já dissolveu toda a quantidade possível de soluto (ou disperso), e toda a quantidade agora adicionada não será dissolvida e ficará no fundo do recipiente.
Solução Sobressaturada (ou superssaturada) - Isto só acontece quando o solvente e soluto estão em uma temperatura em que seu coeficiente de solubilidade (solvente) é maior, e depois a solução é resfriada ou aquecida, de modo a reduzir o coeficiente de solubilidade. Quando isso é feito de modo cuidadoso, o soluto permanece dissolvido, mas a solução se torna extremamente instável. Qualquer vibração faz precipitar a quantidade de soluto em excesso dissolvida.
Observação: Denomina-se dissolução endotérmica aquela em que quanto maior a temperatura, maior o coeficiente de solubilidade do solvente (temperatura e solubilidade são diretamente proporcionais). Também há a dissolução exotérmica, que é o inverso da endotérmica, quanto menor a temperatura, maior o coeficiente de solubilidade do solvente (temperatura e solubilidade são inversamente proporcionais).
Solubilidade nos gases
Os gases apresentam propriedades particulares para a solubilidade. Quando aumenta-se a pressão, a solubilidade aumenta (Lei de Henry). O mesmo não acontece quanto à temperatura. Quando aumenta-se a temperatura, diminui a solubilidade. Assim, a solubilidade é diretamente proporcional à pressão e inversamente proporcional à temperatura. Vale lembrar que essas leis são válidas para qualquer gás, mas não para substâncias em outros estados físicos, como foi mostrado acima.

Legenda:
Solução:
Soluto (Índice I)
Solvente (Índice II);
m1 = Massa Soluto; m2 = Massa Solvente; m = Massa Soluto - m1 + m2;

Concentração comum - C :Gramas por Litro;
C = m1 / V C = g/l
m1 = massa soluto (g)
V = Volume Solução (L)-
Leitura de Rótulo: C = 2,0 g/L Em 1 litro de solução existe 2 gramas de soluto.

Densidade - d :
d = m / V
d = g/ml m = massa solução (g) V = Volume Solução (ml)
Leitura de Rótulo: d = 0,2 g/ml Em 1 ml de solução existe 0,2 gramas de solução.

Exercicios/soluções/2°ano

01. (U. F. Viçosa-MG) Em relação a uma solução diluída, podemos afirmar que:
a) Apresenta sempre dois componentes.
b) Possui muito soluto e pouco solvente.
c) Possui baixa concentração de solutos.
d) Possui alta molaridade.
e) Apresenta sempre mais de dois constituintes.
02. (Fuvest-SP) Descargas industriais de água pura aquecida podem provocar a morte de peixes em rios e lagos porque causam:
a) Aumento no nitrogênio dissolvido.
b) Aumento do gás carbônico dissolvido.
c) Diminuição do hidrogênio dissolvido.
d) Diminuição do oxigênio dissolvido.
e) Alteração do pH do meio aquático.
03. (U. F. Viçosa-MG) Analise as seguintes proposições.
I. Considerando um recipiente que contém 100g de água a 20°C, se adicionarmos 5g de NaCl, observamos que os 100g de água dissolvem totalmente os 5g de NaCl.
II. Considerando um outro recipiente que contém 100g de água a 20°C, se adicionarmos a esse recipiente 30g de NaCl, observamos que os 100g de água também absolvem totalmente os 30g de NaCl.
III. Considerando um terceiro recipiente que contém 100g de água à temperatura de 20°C, se adicionarmos 36g de NaCl, quantidade máxima que pode ser dissolvida nesse volume de água, ainda assim constataremos que os 100g de água dissolvem totalmente os 36g de NaCl.
Assinale a alternativa correta:
a) As soluções I, II, III são soluções não-saturadas.
b) As soluções I, II, III são soluções saturadas.
c) As soluções I, II são soluções saturadas e a solução III não-saturada.
d) As soluções I, II são soluções não-saturadas e a solução III saturada.
e) As soluções I e III são soluções saturadas e a solução II não-saturada.
04. (Fuvest-SP) Quatro tubos contém 20ml (Mililitros) de água cada um. Coloca-se nestes tubos dicromato de potássio (K2Cr2O7) nas seguintes quantidades:

TUBO A TUBO B TUBO C TUBO D
Massa de

K2Cr2O7 1,0 3,0 5,0 7,0

A solubilidade do sal, a 20°C, é igual a 12,5g por 100ml de água. Após agitação, em quais dos tubos coexistem, nessa temperatura, solução saturada e fase sólida?
a) Em nenhum.
b) Apenas em D.
c) Apenas em C e D.
d) Apenas em B, C e D.
e) Em todos.
05. (Fuvest-SP) Todos os tipos de água, com as denominações a seguir,podem exemplificar soluções de sólidos em um líquido, exceto:
a) Água potável.
b) Água destilada.
c) Água dura.
d) Água mineral.
e) Água do mar.
06. (UFRN) A massa, em g, de 100 ml de uma solução com densidade 1,19 g/ml é:
a) 1,19 b) 11,9 c) 84 d) 100 e) 119
07. (PUC/Campinas-SP) Evapora-se totalmente o solvente de 250 ml de uma solução aquosa de MgCl2 de concentração 8,0 g/L. Quantos gramas de soluto são obtidos?
a) 8,0 b) 6,0 c) 4,0 d) 2,0 e) 1,0
08. (Fesp) O volume de álcool etílico que devemos misturar com 80cm3 de água destilada para obtermos uma solução alcoólica de densidade 0,93 g/cm3 é (despreze a contração de volume que acompanha a mistura de álcool com água)
(Dados: ; ):
a) 4 cm3 b) 40 cm3 c) 60 cm3 d) 70 cm3 e) 65 cm3
09. (F. Objetivo-SP) Considerando 50g de uma solução de BaCl2 a 12,0% em massa, assinale a proposição correta:
a) Em 50g da solução existem 44g de água.
b) Em 50g dessas solução existem 7,0g de BaCl2.
c) A solução pode ser preparada dissolvendo-se 6,0g de BaCl2 . 2 H2O em 44g de água.
d) Em 50g dessa solução exsitem 43g de água.
e) Em 50g dessa solução existem 2,5 mols de água.
(Dados: massas atômicas – H (1), O (16), Ba (137), Cl (35,5))

10. (Faap-SP) Calcule a concentração, em g/L, de uma solução aquosa de nitrato de sódio que contém 30g de sal em 400ml de solução.
11. (UFRN) Concentração molar significa a razão entre:
a) Massa do soluto e massa da solução.
b) Número de mols do soluto e massa do solvente, em quilogramas.
c) Massa do soluto e massa do solvente.
d) Número de mols do soluto e volume da solução, em litros.
e) Número de mols do soluto e número de mols da solução.
12. (Fatec-SP) Qual a molaridade de uma solução que contém 160g de H2SO4 em 620 cm3 da solução?
13. (UFMG) Preparam-se soluções dissolvendo-se, separadamente, 100mg de LiCl, NaCl, NAHCO3, Na2CO3 e K2CO3 em 0,10 L de água. A solução que terá a maior concentração (mol/L) será a de:
a) LiCl b) NaCl c) NaHCO3 d) Na2CO3 e) K2CO3
14.(Covest-FE) Qual a molaridade de uma solução que contém 0,5 mol de um composto, dissolvido em 250ml de solução?
a) 0,002 b) 0,2 c) 2 d) 4 e) 0,4
15.(Cesgranrio-RJ) Assinale, entre as opções abaixo, qual a massa aproximada de soluto, contida em 100ml de uma solução 1M de Nacl:
a) 116g b) 58g c) 11,6g d) 5,8g e) 58mg
16.(UnB-DF) Qual é o volume final de uma solução 0,05M de sulfato de alumínio que contém ,42g
deste sal?
Al = 27,0 S = 32,0 O = 16,0

terça-feira, 3 de março de 2009

Exercicios

1-UFRN O ácido metanóico (fórmico), encontrado em algumas formigas é causador da irritação provocada pela picada desses insetos, tem a se guinte fórmula: HCOOH. O átomo de carbono dessa molécula apresenta hibridação:
a) sp com duas ligações sigma (σ) e duas ligações pi (π).

b) sp2 com três ligações sigma (σ) e uma ligação pi (π).

c) sp2 com uma ligação sigma (σ) e três ligações pi (π).

d) sp3 com três ligações sigma (σ) e uma ligação pi (π).

2-(Univali-SC)- Testosterona, com sua promessa de rejuvenescimento e virilidade, vira moda entre os quarentões. Testosterona é uma palavra que evoca imagens bem definidas: músculos, virilidade e masculinidade, o hormônio masculino por excelência. Calcula-se que um em cada seis homens com mais de 60 anos sofre com a queda nos níveis de testosterona. “Isso é muito mais comum do que se imaginava” diz o endocrinologista Geraldo de Medeiros da USP. Para esses senhores os médicos são unânimes, testosterona neles. O hormônio ajuda a desenvolver a massa muscular e aumentar o apetite sexual. São duas preocupações do homem moderno. Mas o perigo está em quem os consome sem precisar. Os riscos a médio prazo são maiores do que os benefícios. Doses extras desse hormônio podem causar problemas no fígado e aumentam a probabilidade de câncer na próstata. Entre outros possíveis efeitos estão o aumento das mamas e a diminuição dos testículos. Mulheres podem ter engrossamento irreversível da voz, calvície precoce e até infertilidade.

Veja, 26/04/2000

Fórmula da testosterona:



Assinale a alternativa verdadeira, considerando a fórmula apresentada.

a) Sua cadeia é acíclica, homogênea e saturada.

b) Apresenta função éter e álcool em sua estrutura.

c) Sua cadeia é aromática com ramificações.

d) Sua estrutura apresenta uma cadeia cíclica insaturada e ramificada.

e) Sua fórmula mínima é C20H19O2.

3-PUC-RS A “fluoxetina”, presente na composição química do Prozac, apresenta fórmula estrutural.


Com relação a esse composto, é correto afirmar que apresenta:
a) cadeia carbônica cíclica e saturada.
b) cadeia carbônica aromática e homogênea
c) cadeia carbônica mista e heterogênea.
d) somente átomos de carbonos primários e secundários.
e) fórmula molecular C17H16ONF.
4-(UFPI)-Os efeitos da histamina podem ser neutralizados pelo uso de anti-histamínicos, como a difenidramina.Indique a alternativa cujos itens relacionam-se com a estrutura fornecida:




A) 12 carbonos com hibridização sp2, 5 carbonos com hibridização sp3 e 2 elétrons não ligantes.

B) 12 carbonos com hibridização sp2, 5 carbonos com hibridização sp3 e 4 elétrons não ligantes.

C) 13 carbonos com hibridização sp2, 4 carbonos com hibridização sp3 e 2 elétrons não ligantes.

D) 13 carbonos com hibridização sp2, 4 carbonos com hibridização sp3 e 6 elétrons não ligantes.

E) 12 carbonos com hibridização sp2, 5 carbonos com hibridização sp3 e 6 elétrons não ligantes.

5-A molécula que apresenta a menor cadeia alifática, insaturada e que contém um carbono quaternário é:

a) C6H12. b) C5H12. c) C2H4. d) C5H10O. e) C5H10.

6-O agente laranja ou 2,4-O é um tipo de arma química utilizada na Guerra do Vietnã como desfolhante, impedindo que soldados se escondessem sob as árvores durante os bombardeios.

Na estrutura do agente laranja, anterior, estão presentes:

a) 4 ligações π e 1 cadeia aromática

b) 3 ligações π e 1 cadeira aromática.

c) 1 cadeia mista e 9 ligações sigma.

d) 1 cadeia heterogênea e 5 carbonos secundários.

e) 1 cadeia aromática e 12 ligações sigma.
7-Considerando os compostos a seguir:

I. H3C— (CH2)2 CH3 II. C(CH3)3 — CH2 — CH3 III. H3CCH2CH(CH3)2
IV. H3CCH2CH(OH)CH3 V. H3CCHBrCHBrCH3

a) Quais deles apresentam cadeias carbônicas ramificadas?

b) Indique o número de carbonos secundários existentes nas cadeias ramificadas.

8-Uma cadeia carbônica alifática, homogênea e saturada apresenta um átomo de carbono secundário, dois átomos quaternários e nenhum átomo de carbono terciário. Essa cadeia possui:

a) 7 átomos de carbono. b) 8 átomos de carbono. c) 9 átomos de carbono.

d) 10 átomos de carbono. e) 11 átomos de carbono.

9-(UEPG — PR) A tirosina, aminoácido sintetizado nos animais a partir da fenilalanina, apresenta a seguinte fórmula estrutural:


Com relação à classificação dos átomos de carbono na estrutura da tirosina, assinale a alternativa que contém a quantidadecorreta de átomos de carbono primários, secundários, terciários e quaternários, nessa ordem:

a) 1, 7, 1, 0. b) 3, 5, 0, 1. c) 2, 5, 2, 0. d) 2, 3, 1, 3. e) 4, 0, 1, 2.

10-A fórmula estrutural representada é a do aspartame, adoçante artificial usado em dietas hipocalóricas.

Analisando-a, pode-se afirmar que:
a) possui 8 átomos de carbono com hibridação sp2, 5 átomos com hibridação sp3 e 1 átomo com hibridação sp.
b) possui 9 átomos de carbono com hibridação sp2, 5 átomos com hibridação sp3.
c) possui ligações fazendo ângulos de 109°, 120° e 180°.
d) só possui átomos de carbono com hibridação sp2.
e) só possui ligações fazendo ângulos de 120° e 180°.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Cadeias carbônicas


EXERCÍCIOS

1-A substância responsável pelo aroma característico da maçã verde pode ser representado por:


a)Quantos hidrogênios completam corretamente essa molécula?
b)Escreva suas fórmulas estruturais simplificadas e a fórmula molecular.
c)Classifique os carbonos presente na estrutura.
2) Quais as ligações (simples, duplas ou triplas )entre átomos de carbono que completam de maneira adequada as estruturas, nas posições indicadas por 1, 2, 3 e 4 ?



3) (Centec-Ba) Considere a cadeia a seguir;
Os carbonos numerados classificam-se respectivamente como:
a) primário, terciário, quaternário, secundário
b) primário, quaternário, secundário, terciário
c) secundário, quaternário, terciário, primário
d) terciário, secundário, primário, quaternário
e) terciário, primário, secundário, quaternário
4-(FCM - MG) A cafeína, um estimulante bastante comum no café, chá, guaraná, etc. tem a seguinte fórmula estrutural:


Podemos afirmar corretamente que a fórmula molecular da cafeína é:
a) C5H9N4O2
c) C6H9N4O2
e) C8H10N4O2
b) C6H10N4O2
d) C3H9N4O2

5- (Univali_SP) O gosto amargo característico da cerveja, deve-se ao composto mirceno, proveniente das folhas de lúpulo, adicionado à bebida durante a sua fabricação.

A fórmula estrutural do mirceno apresenta : (marque a correta e corrija as falsas)
a) um carbono terciário
b) cadeia carbônica saturada e ramificada
c) cinco carbonos primários
d) cadeia acíclica e insaturada
e) cadeia carbônica heterogênea




Tipos de Carbono




A – Carbono Primário (P): é o carbono que se liga a no máximo 1 outro átomo de carbono.

B – Carbono Secundário (S): é o carbono que se liga a 2 outros átomos de carbono.

C – Carbono Terciário (T): é o carbono que se liga a 3 outros átomos de carbono.

D – Carbono Quaternário (Q): é o carbono que se liga a 4 outros átomos de carbono.



Exemplo: classifique os carbonos da molécula: