sábado, 14 de fevereiro de 2009

Teoria da Hibridação do Caborno

De acordo com o modelo de ligação covalente estudado até agora, o número de elétrons desemparelhados (orbitais incompletos) indica a quantidade de ligações covalentes que podem ser efetuadas pelo átomo. Esse modelo é muito eficiente para explicar um grande número de moléculas, por isso é muito utilizado. No entanto, quando se tenta aplicá-lo para explicar as ligações existentes nas moléculas formadas por carbono, verifica-se que ele não é satisfatório.

Com base no modelo visto até agora, o carbono poderia fazer somente duas ligações cova- lentes, pois apresenta apenas dois elétrons desemparelhados. Apesar disso, em todos os seus compostos o carbono sempre efetua quatro ligações, pois ele é tetravalente. Para explicar essa discrepância, que ocorre com o carbono e também com outros elementos, foi criada uma nova teoria, com um novo modelo: a Teoria da Hibridização.
O átomo de carbono sofre três tipos de hibridação ou hibridização. Hibridar ou hibridizar significa alterar a forma dos orbitais 2s (esférica), 2px, 2py e 2pz (halteres). Todos os orbitais citados, quando híbridos, adquirem a forma abaixo:
Hibridação tetraédrica ou sp3
Orbital Atômico

O.A
A configuração espacial do carbono híbrido em sp3 é tetraédrica (figura da direita).Número de orbitais híbridos = 4Ãngulo ente os orbitais híbridos = 109º 28´
Trata-se de carbono ” saturado ” (ligações sigma).
O elétron do orbital do subnível 2s ganha energia e passa a ocupar um orbital mais energético, e os elétrons dos orbitais 2px, 2py e 2pz do subnível p perdem energia e passam a ocupar, cada um, orbitais de menor energia (comparar o quadro da esquerda com o quadro da direita).Os quatro orbitais híbridos são denominados de sp3 e os elétrons passam a ter a mesma energia.

2º tipo: Hibridação trigonal plana ou sp2 .
Hibridação trigonal plana ou sp2
Orbital Atômico
O.A.
A configuração espacial do carbono híbrido em sp2 é trigonal plana (figura).Número de orbitais híbridos = 3 - no plano trigonal.Número de orbitais “p puro” = 1 - perpendicular ao plano trigonal.Ãngulo ente os orbitais híbridos = 120º
Trata-se de carbono ” insaturado ” com uma dupla ligação e duas ligações simples (três ligações do tipo sigma e uma do tipo pi).
O elétron do orbital do subnível 2s ganha energia e passa a ocupar um orbital mais energético, e os elétrons dos orbitais 2py e 2pz do subnível p perdem energia e passam a ocupar, cada um, orbitais de menor energia (comparar o quadro da esquerda com o quadro da direita).Os três orbitais híbridos são denominados de sp2 e os elétrons passam a ter a mesma energia. O elétron que permaneceu no orbital 2px é chamado de ” p puro ” e possui energia superior a dos orbitais híbridos.
3º tipo: Hibridação linear plana ou sp.

Hibridação linear plana ou sp
Orbital Atômico
O.A.

O elétron do orbital do subnível 2s ganha energia e passa a ocupar um orbital mais energético, e o elétron do orbital 2pz do subnível p perde energia e passa a ocupar um orbital de menor energia (comparar o quadro da esquerda com o quadro da direita).
Os dois orbitais híbridos são denominados de sp e os elétrons passam a ter a mesma energia. Os elétrons que permanecem nos orbitaisl 2px e 2py são chamados de ” p puro ” e possuem energia superior a dos orbitais híbridos.




2 comentários: